Contrato de locação de imóvel: Cláusulas essenciais que devem estar presentes

Existem diferentes tipos de locação e, para cada um, um modelo de contrato ideal. Porém, em razão das previsões contidas na Lei de Locação (Lei n. º 8.245/91), todo contrato de locação de imóvel conta com cláusulas comuns. Antes mesmo de assinar o documento, o ideal é conferir a existências dessas cláusulas já que muitas delas podem evitar situações de conflito. Para saber mais, confira!

Dados do locador, inquilino e fiador (se houver)

Embora nos modelos tradicionais de contrato de locação de imóvel, a descrição não faça parte de uma cláusula propriamente, ela é importante e deve constar no documento. Assim, todo contrato deve ter o nome completo das partes, endereço, CPF, RG e demais qualificações. Caso ele preveja a garantia da fiança, os dados do fiador também devem estar especificados no contrato de locação de imóvel.

Garantias

Para que o locador fique protegido contra a inadimplência e eventuais danos causados ao imóvel, ele pode exigir do locatário uma garantia. Segundo a Lei de Locação, são três os tipos de garantias admitidas para o aluguel: a fiança, o depósito caução e o seguro fiança. O locador, no entanto, só poderá exigir um único tipo de garantia do locatário, que deve ficar expressamente prevista em uma cláusula especifica do contrato de locação de imóvel.

Período de vigência, valor do aluguel e índice de reajuste

O contrato de locação de imóvel pode ser celebrado pelo prazo que for mais conveniente para locadores e locatários. No entanto, a maioria prevê um prazo de 30 meses, que pode ser estendido ou não. É necessário contar com uma cláusula no contrato estipulando o prazo, bem como o valor do aluguel e os índices de reajustes a serem adotados após um ano da vigência.

Forma de pagamento e multas por inadimplência

Outra cláusula importante no contrato de aluguel de imóvel é aquela que prevê a forma de pagamento. Caso o aluguel seja pago mediante depósito em conta, por exemplo, é necessário que todos os detalhes sobre a transação fiquem expressamente previstos no contrato. O mesmo deve ocorrer com o boleto.

Vale destacar que, a multa por inadimplência também deve estar prevista em uma das cláusulas e, ao contrário do que muitos pensam, não existe o limite de 2% do valor do aluguel para essa penalidade.

Obrigações das partes

Quem deve assumir o IPTU do imóvel? E as despesas previstas na fatura do condomínio? Essas são questões que costumam gerar dúvidas e devem ficar expressamente previstas em uma cláusula do contrato de locação de imóvel para evitar desentendimentos.

Vale destacar que despesas como IPTU, condomínio, telefone, gás, luz e água correm por conta do locatário. Já as estruturais, tanto do apartamento quanto do condomínio, devem ser assumidas pelo locador.

Desistência da locação

O que ocorre caso o inquilino deseje sair antes do término da locação? E se o proprietário desistir de alugar, o que ele deve fazer? É necessário contar com uma cláusula prevendo tais situações, bem como, eventuais multas que possam ser aplicadas.

As cláusulas têm como objetivo prever eventuais situações de conflito que podem surgir durante a locação, sugerindo previamente uma solução. Para evitar problemas e conferir a eficácia do documento, procure sempre pensar em situações que poderiam gerar desentendimentos, desconfortos e desacordos.

Com isso em mente, você tem bons elementos não apenas para avaliar eventuais cláusulas, como também inserir outras novas.

CheckList-da-documentacao-para-a-compra-de-imoveis

Tem dúvidas sobre o contrato de locação de imóvel? Então não deixe de enviar sua dúvida aqui.


Este artigo foi escrito com orientações de SÉRGIO PIRES MENEZES (OAB/SC sob o nº 6430), MARCELLO MACEDO REBLIN (OAB/SC sob o nº 6435) e IGOR BAYMA DE MENEZES CERUTTI (OAB/SC sob o nº 22.378), advogados do escritório MENEZES REBLIN ADVOGADOS REUNIDOS (OAB/SC sob o nº 113/93). Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail para contato@www.aradvogadosreunidos.com.br

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.

{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Compartilhe este Post!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar sua interação e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.