Quando se decide comprar um imóvel, seja para morar ou para investir, é preciso ter uma série de cuidados. Além das pesquisas aprofundadas, que incluem localização, estado, preço, entre outros requisitos, é preciso se cercar de garantias para fazer um bom negócio!

A melhor forma de fazer isso é contando com o apoio de alguns profissionais no processo de compra. Mas você sabe quem são eles? Acompanhe.

Corretor

O corretor é o profissional responsável por intermediar a relação entre comprador e vendedor. É ele quem prestará todas as informações a respeito do imóvel, sendo obrigado a falar sobre seus defeitos e qualidades, sob pena de responder por perdas e danos.

Além de falar sobre as partes aparentes, é importante que ele oriente sobre a estrutura hidráulica e elétrica do imóvel, sua localização (informações sobre vizinhança, bairro, segurança, acesso) e outros dados.

Porém, vale destacar: ao auxiliar alguém a comprar um imóvel, ele recebe uma porcentagem de comissão pela transação.

Arquiteto ou engenheiro

Com opiniões mais qualificadas sobre a estrutura, o arquiteto ou engenheiro é capaz de avaliar precisamente o estado do imóvel, como, por exemplo, rachaduras, infiltrações, iluminação e ventilação. Esse profissional consegue, ainda, analisar o mapeamento da cidade para ver a região em o empreendimento está localizado, se é propícia a alagamentos, se possui uma rede de esgoto satisfatória etc.

Além disso, é um profissional muito importante para aqueles que pensam em comprar um imóvel para reformá-lo. Imagine investir em um apartamento pensando que poderia fazer as obras que você deseja e, na hora de executá-las, descobrir que não são possíveis?

Síndico

Tudo aquilo que diz respeito ao condomínio deve ser perguntado ao síndico. Ele é o responsável por gerir as contribuições mensais e poderá informar se o imóvel pretendido tem algum débito com o condomínio. Para se resguardar em uma compra e venda, é ideal pedir as últimas atas das assembleias e ver se há alguma situação problemática em curso.

A convenção de condomínio e o regimento interno contêm normas de comportamento que devem ser obedecidas. Por isso, é importante requisitá-los para uma análise anterior e ver se poderá se adequar a eles.

Advogado imobiliário

Uma assessoria jurídica especializada é fundamental para ao comprar um imóvel. Isso porque, nesses casos, o advogado atua como uma espécie de conselheiro do comprador, auxiliando em todos os trâmites necessários para que o negócio se realize. Suas principais funções são:

  • Pesquisar a existência de ação judicial contra as partes (comprador e vendedor) e o imóvel;
  • Elaborar ou revisar o contrato de compra e venda, deixando claro ao cliente quais os direitos ele poderá exercer e as obrigações que deverá cumprir conforme o documento;
  • Discutir opções de financiamento e preparar os documentos para tal se for o caso;
  • Pesquisar sobre as leis de zoneamento, ocupação e uso do solo do local, bem como outras normas municipais que se aplicam ao imóvel;
  • Informar e explicar ao cliente os tributos cobrados na transação e na posse do imóvel.

Tabelião

Profissional do cartório de registro de imóveis, o tabelião fornecerá informações a respeito da propriedade do imóvel: certidão de propriedade (informa de quem é o imóvel e se há débitos pendentes), registro e matrícula. Dessa forma, não há como fazer uma transação com o proprietário errado.

CheckList-da-documentacao-para-a-compra-de-imoveis

Comprar um imóvel requer cuidados que podem ser ampliados com a presença desses profissionais. Se você ainda ficou alguma dúvida a respeito das funções de cada um, escreva-nos! Deixe-nos um comentário para que possamos ajudá-lo!


Este artigo foi escrito com orientações de SÉRGIO PIRES MENEZES (OAB/SC sob o nº 6430), MARCELLO MACEDO REBLIN (OAB/SC sob o nº 6435) e IGOR BAYMA DE MENEZES CERUTTI (OAB/SC sob o nº 22.378), advogados do escritório MENEZES REBLIN ADVOGADOS REUNIDOS (OAB/SC sob o nº 113/93). Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail para contato@aradvogadosreunidos.com.br

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.